CERIMÔNIA VÉDICA DO MAHASHIVRATRI

महाशिवरात्रि - MAHASHIVRATRI


 

Mahashivratri - A grande noite de Shiva é celebrada com devoção e fervor religioso, em honra ao Deus Shiva, um dos deuses da trindade hindu. Os devotos ao comemorar o Mahashivaratri, passam a noite e o dia realizando rituais de culto ao Shivalinga, para aquietar o Deus Shiva.


Segundo as tradições hindu, cultos sinceros ao Deus Shiva, neste dia auspicioso de Shivaratri, isenta a pessoa dos pecados e liberta-a do ciclo de nascimento e morte.


Particularmente o Shivaratri é considerado muito importante para as mulheres, enquanto as mulheres casadas rezam para bem estar dos seus maridos, as mulheres solteiras rezam por um marido como o Shiva.


Segundo o Shiva Puran, existe um significado especial para os itens essenciais utilizados no Puja ao Deus Shiva, na forma de Shivaling:


1. Banhar o Shivaling com leite, mel, ghee, açúcar, yogurte e água representa purificação da Alma.


2. O colar de sândalo colocado sobre o Shivaling, após o banho, representa força e fragrância do Sândalo.


3. O oferecimento de frutas simboliza a longevidade e a gratificação dos desejos.


4. A queima de incenso ajuda a transcendência para os planos superior.


5. A lamparina “Diya” simboliza a luz divina para despertar da consciência.


As repetições do Mahamritynjaya Mantra são muito propícias para a ocasião do Mahashivaratri. A palavra Mrityunjaya mantra literalmente significa “mantra para obter o domínio sobre a morte (tempo)”. É considerado “o elixir da longa vida”, ouvir ou cantar este mantra traz, em níveis sutis, a transformação completa do ser interior, protegendo-o de doenças e acidentes, concedendo-o boa saúde e longa vida.


A duração dessa cerimônia védica hindu é de aproximadamente 1 hora, realizada em sânscrito pela sacerdotisa brâmane Meeta Ravindra, com tradução em português.





CONTATO: (14) 3234-4307 / (11) 98224-1008